quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Urso Pensador

Um dia , em uma cidade muito , muito distante , o carteiro , ao chegar para o trabalho , encontrou um ofício que chegara por fax:
“ Prezado , informo que , por motivo de redução de custos , iremos fechar essa estação postal daqui a 15 dias , devido ao fraco movimento de entregas , envios e recebimentos. Iremos transferir toda a logística para a capital , onde temos maior movimento e mais geração de renda. Atenciosamente , Gerencia Regional.”
Aquele ofício foi como uma punhalada no seu coração. Dedicara sua vida àquele posto , ao seu ofício , ao seu dever. Naquela pacata cidade , isolada de toda a civilização por perto , ele sabia que com o serviço transferido para a capital , as informações só chegariam com 15 dias de atraso no mínimo.
Uma lágrima teimava em cair dos seus olhos. Aquelas mãos e pés já machucados dos dias e das chuvas não acreditavam no que seu coração sentia. Era como todos estivessem desesperados.
Mas aquele carteiro viu que aquela situação não iria melhorar se ele simplesmente sentasse e aguardasse os 15 dias. Decidira que sua história não acabaria em um ofício frio e sem sentimento.
Foi para casa , pegou um caderno velho , com algumas páginas em branco que seu neto deixara antes de partir para a cidade grande com seu filho , olhou alguns rabiscos com palavras de carinho e partiu.
Andou a cidade. Cidade longe , distante , onde as pessoas rezavam para que a chuva alimentasse sua plantação para ter o que comer. Para que a chuva matasse a sede do gado e das cabras. Foi de casa em casa , nas mais distantes , nas mais isoladas , nas mais pobres , nas menos pobres. Entrou em ambientes onde não haviam letrados. Mas sabia que em cada casa , o coração tinha uma linguagem única entre todos. Nas casas onde não foi possível entregar o papel , ele falou bem alto. Para que fosse fixado:
“ Não mande uma carta. Envie um sorriso “
A partir daquele dia , o carteiro nunca mais parou de trabalhar...

Essa pequena fábula mostra como esperamos coisas tão grandiosas que não conseguimos enxergar os pequenos reais motivos de nossa vida. A vida não é um grande espetáculo , moderno , eletrônico. É feita de pequenos atos em poucos segundos. Enquanto aguardamos atos gigantescos , um simples “bom dia” pode transformar toda a nossa vida. Hoje nós esperamos demais pela noite , mas esquecemos de enaltecer o por-do-sol.

Espero mesmo , quem ler essas palavras , que passe a valorizar a amizade. A amizade não reconhece beleza , status , poder , riquezas. Ser amigo é o que mais puro pode existir. Não sou seu amigo porque você tem algo para mim. Sou seu amigo porque sinto isso. Não valorizamos mais os sentimentos , os momentos. Amar é uma maldição. Pisamos nos outros como se estivessemos marcados para morrer a qualquer momento. Não vivemos em uma selva , precisamos viver em harmonia.
Respeitemos o sentimento dos outros. Valorizemos os sorrisos do dia a dia. Enaltecamos a luz que nos guia. Engrandeça o ser humano que você é e o que está ao seu lado.

Ursopensador

Um comentário:

  1. EU PENSO COMO O URSO PENSADOR , VALORIZO A AMIZADE, POIS UMA RELAÇÃO COMEÇA COM UMA AMIZADE , SE NAO HOUVER COMO SABEREMOS SE A PESSOA PODE SER NOSSO AMIGO OU AMIGA , ESPERO K TODOS REFLETEM COM A MENSAGEM DO TEXTO K PENSA AMIZADE E PRA SEMPRE...BY FROTTA

    ResponderExcluir